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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O crescimento das Redes Sociais na internet

Depois do e-mail, do bate-papo, do fotolog, do blog pessoal, entre outras ferramentas de comunicação virtual, as redes sociais aparecem como uma nova forma de interação planetária. Essas “janelas para o mundo” permitem que uma pessoa possa comunicar tudo o que deseja sobre sua vida e exibi-la no ciberespaço.

Pela primeira vez na história da humanidade, qualquer um de nós pode se comunicar de várias formas. Trata-se de uma mudança histórica, porque agora são inúmeras as fontes de informação (de qualidade variada, é claro) e vários os leitores que podem também produzir informação.

Eu faria uma analogia com os velhos clubes sociais em que os homens, por exemplo, se reuniam com a desculpa de jogar tênis. Hoje, essa socialização ocorre em nível mundial e não se limita mais a um sexo ou a uma classe social.É preciso integrar outras camadas da população às redes, já que nem todos os setores sociais têm acesso à Internet. Com o tempo, porém, a penetração da Web será maior, por isso o potencial de crescimento das redes sociais é muito grande. Só para se ter uma idéia, a penetração da Internet na Argentina atinge apenas 22% da população.

Especialistas garantem que o futuro das redes sociais é promissor. Na verdade, elas estão em constante expansão. Creio que nos próximos anos assistiremos ao nascimento de novos núcleos de socialização virtual com ênfase na diversidade e congregando indivíduos em seu interior. Estamos diante de uma verdadeira revolução tecnológico-social como nunca antes se viu na raça humana [...] e olhe que ainda não vimos nada.

Até alguns anos atrás ninguém imaginava algo parecido com o Facebook, Twitter ou YouTube. Hoje, parece a coisa mais natural que existam. O certo é que o número de usuários das redes sociais na região continua aumentando. Nos países do primeiro mundo, o crescimento parece ter diminuído um pouco, mas a utilização continua intensa. Não sabemos se continuarão a ser o que são hoje, ou se elas se transformarão em outra coisa. O certo é que as   novas ferramentas tecnológicas abriram uma porta de comunicação a mais entre as pessoas de uma forma extremamente interessante e com um potencial inimaginável.

As redes sociais são alvos da publicidade

Além de utilizadas como meio de contato, as redes sociais mais conhecidas como Facebook, MySpace, Hi5, Orkut e outras, procuram um meio de ser rentáveis. Doyle, da Universidade Austral, diz que “quanto mais membros estiverem vinculados a uma rede, e quanto maior o número de dados agregados, tanto maior a possibilidade de se obter um faturamento interessante, principalmente através da venda de espaço publicitário (bannerspop-ups etc.). Talvez isso aborreça alguns usuários, sobretudo os que preferem navegar ou interagir tranqüilamente e não gostam de ser ‘molestados’ pela publicidade; talvez agrade a outros, já que toparão com ofertas interessantes. Tudo depende da pessoa”.

Dependendo da fonte de pesquisa, as receitas mundiais com publicidade na Internet ficarão entre 50 e 80 bilhões de dólares ao ano em 2010. A possibilidade de segmentar a comunidade por idade, sexo e localização, entre outras opções, faz com que as redes sociais sejam um grande atrativo para os anunciantes e para as agências de publicidade. Até o momento, as estratégias mais utilizadas são a publicidade online, as recargas online de celular, os serviços de valor agregado (criação de álbuns personalizados e solicitação de impressão) e serviços móveis (alerta de aniversário via SMS, presentes virtuais etc.).

Seja como for, o circuito econômico da Internet está em fase de adaptação e não são todas as empresas que o vêem como negócio. Doyle diz que “falta muito ainda para que as empresas se adaptem em grande parte, ou totalmente, a esse mercado. Muitas multinacionais já o estão fazendo. A Nike, por exemplo, já reservou 70% de sua verba com publicidade para a Internet”. Nesse sentido, acrescenta Doyle, “já se percebe uma tendência liderada pelas grandes empresas. O fato, porém, é que falta muito para que isso se concretize, principalmente aqui na Argentina, onde um grande número de empresas continua a encarar a Internet como um mercado de bugigangas muito básicas, minimizando a importância que ela realmente tem, e a que terá”.

As empresas e agências estão descobrindo aos poucos o potencial e a generosidade das redes sociais como meio e canal de contato com seu público. Este ano assistiremos a grandes avanços nesse campo. Algumas empresas conseguiram dar a ela um uso inteligente, adequando os anúncios ao perfil do usuário ou aos seus interesses. Isto acrescenta um benefício a mais ao usuário, já que poderá encontrar nos anúncios uma ferramenta a mais para a realização de suas tarefas. Por outro lado, muitas redes sociais receberam apoio econômico de investidores privados que apostam no futuro promissor dessa nova forma de comunicação. O MySpace foi comprado em 2005 pela News Corp. por 580 milhões de dólares. Em 2007, 1,6% do Facebook foi comprado pela Microsoft por 240 milhões.

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